28 de julho de 2011Autoteca

Chaveiros velozes: Dale Earnhardt e Elvis Presley

A série Autoteca de hoje é, no mínimo, curiosa. A peça publicada neste post não é um selo, um livro, um filme ou um game, e sim um chaveiro! Trata-se de um exemplar semelhante a um medalhão, cujo detalhe mais intrigante é o fato de homenagear ao mesmo tempo dois ícones de suas áreas, para não dizer dois mitos: Elvis Presley, o Rei do Rock, e Dale Earnhardt, um dos maiores campeões da Nascar de todos os tempos. A peça liga os dois a Las Vegas e à maior vocação turística da cidade: o jogo. Entre cartas de todos os naipes, as figuras do cantor e do piloto se misturam nas duas faces.

Para quem se pergunta o que os dois fazem juntos nesta peça, é preciso explicar: em fevereiro de 2009, o artista Sam Bass decorou um Chevrolet Monte Carlo 2001 com uma pintura que homenageava, ao mesmo tempo, estes dois ídolos. Era a última parte de uma série que também contou com os artistas Johnny Cash e John Wayne nas pinturas comemorativas, todas ligadas a Earnhardt. O carro foi apresentado na sexta-feira anterior à corrida, com direito a um show do imitador Harry Shohoian. Esta data (27 de fevereiro de 2009) está gravada no medalhão, que também traz em uma das faces o característico numeral 3 usado por Dale durante grande parte da carreira.

No entanto, apesar da festa, a homenagem da cidade foi um tanto vaga. Enquanto Elvis Presley cumpriu os últimos anos de sua carreira fazendo centenas de shows na terra do jogo, a ligação de Earnhardt com Las Vegas é mínima. O “intimidador”, como era conhecido pelo seu estilo de pilotagem, disputou apenas três provas no circuito Las Vegas Motor Speedway na divisão principal da Nascar, sem terminar nenhuma delas no top5.

Todas as quintas o Fórmula Grün publica a seção Autoteca, analisando publicações dedicadas ou relacionadas ao esporte a motor, como selos, games, filmes e livros. Caso queira ter uma resenha publicada neste espaço, envie seu texto para alex@formulagrun.com.br, sem se esquecer de acrescentar a ficha técnica do material e a imagem para ilustrar o post. A ordem de publicação obedece a critérios editoriais, priorizando a qualidade dos textos e a relevância das obras.

Esta entrada foi escrita emAutoteca e tags , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos requeridos estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Jornalista, 35, blogueiro, carioca, taurino, apaixonado e pseudopiloto de kart.