21 de abril de 2011Autoteca

Livros velozes: The Unser Legacy

Algumas famílias de esportistas, muitas vezes, se confundem com a própria história de certos esportes. É assim, por exemplo, com os Unser nos Estados Unidos. Nada menos do que quatro gerações de pilotos com este sobrenome já provaram seu valor nas pistas daquele país e em outros cantos do planeta, renovando ao longo do tempo o legado de vitórias e títulos iniciado pelos irmãos Joe, Jerry e Louis nas primeiras décadas do século XX.

Retratar e listar os feitos e as curiosidades relacionadas a este respeitado clã é a proposta do livro ‘The Unser Legacy – Four Generations of Speed’, lançado nos Estados Unidos em 2005. Uma obra com capa dura e bastante ilustrada com imagens raras, que relata as quatro principais eras de sucesso da família no universo da velocidade. Organizado pelo renomado jornalista Gordon Kirby, ela conta com o prefácio do também piloto Parnelli Jones, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e contemporâneo de Al Senior e de Bobby Unser, os irmãos que juntos somam nada menos que sete vitórias nesta prova.

Não bastasse a aptidão ao volante passar de geração em geração entre os Unser, outro dado que impressiona o leitor é o número de pilotos surgidos ao longo do tempo nesta família: simplesmente 14 deles, incluindo algumas mulheres, disputaram corridas em algum momento de suas vidas.

Aliás, tanto em carros de turismo quanto nos monopostos, e nos mais variados terrenos, os Unser mostraram sua capacidade. Como comprovado pelas estatísticas, que apontam coletivamente 25 vitórias na clássica subida de montanha de Pikes Peak, nove triunfos na Indy 500 e sete campeonatos conquistados na Fórmula Indy, entre outras importantes vitórias, como na Corrida dos Campeões.

Conhecer este legado mais a fundo é entender a relação umbilical desta família com o esporte a motor. Uma história que ainda está sendo escrita, e que provavelmente continuará sendo por muito tempo. Porque o tempo, assim como os Unser, não para.

Ficha técnica
Título: The Unser Legacy
Autor: Gordon Kirby
Editora: Motorbooks International
País de origem: Estados Unidos
Formato: 24 x 24 cm
Lançamento: 2005
Páginas: 258

Texto
About Grün

Todas as quintas o Fórmula Grün publica a seção Autoteca, analisando publicações dedicadas ou relacionadas ao esporte a motor, como selos, games, filmes e livros. Caso queira ter uma resenha publicada neste espaço, envie seu texto para alex@formulagrun.com.br, sem se esquecer de acrescentar a ficha técnica do material e a imagem para ilustrar o post. A ordem de publicação obedece a critérios editoriais, priorizando a qualidade dos textos e a relevância das obras.

Esta entrada foi escrita emAutoteca e tags , , , , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos requeridos estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Jornalista, 35, blogueiro, carioca, taurino, apaixonado e pseudopiloto de kart.