7 de agosto de 2008Autoteca

Livros velozes: Os Arquivos da Fórmula 1

Quando a Fórmula 1 estava prestes a completar 50 anos, o jornalista Lemyr Martins resolveu atender os pedidos dos amigos e colocou no papel algumas das histórias provenientes das três décadas em que teve o privilégio de cobrir a categoria máxima do automobilismo mundial. Depois de escrever e fotografar para três grandes jornais brasileiros, consagrando-se nas revistas Placar e Grid, ele emprestou estes trinta anos de experiência ao livro Os Arquivos da Fórmula 1, publicado pela Panda Books.

Mesclando curiosidades sobre o circo da F-1 com situações presenciadas ou vividas pessoalmente pelo autor, a obra faz uma viagem pelos bastidores da categoria, dividida em dezenas de pequenos e saborosos textos. Eles estão inseridos em capítulos cujos nomes dão uma boa idéia dos assuntos abordados, como “a saga brasileira”, “mitos e lendas” e “tragédias e acidentes”, entre outros.

Complementando os ‘causos’ contados nas mais de 300 páginas, há ainda um encarte em papel couché contendo 35 fotos coloridas, oriundas do extenso acervo do Grupo Abril. Elas se somam a outras fotos e ilustrações em preto e branco ali presentes, que ajudam a contar a história atrás da história, numa narrativa que prende o leitor de maneira suave, convincente e cativante.

O ponto negativo do livro é o número excessivo de erros, que irritam os que conhecem o automobilismo um pouco mais a fundo. Tropeços que vão desde a troca de datas e locais importantes até a grafia errônea de nomes conhecidos, gerando confusões ou duplas interpretações. Problema que não foi corrigido na segunda edição, lançada cinco anos depois: enquanto o livro permanece com o mesmo conteúdo, e o livreto anexo que traz a atualização dos dados e estatísticas começa, por exemplo, chamando o colombiano Montoya de “Jean-Pablo”. Equívocos lamentáveis, que tornam apenas boa uma obra que tinha tudo para ser espetacular.

Ficha técnica
Título: Os Arquivos da Fórmula 1
Autor: Lemyr Martins
Editora: Panda Books
Formato: 14 x 21cm, capa mole
Páginas: 352
Lançamento: 1999
País de origem: Brasil

Texto
Alexander Grünwald – About Grün

Todas as quintas o Fórmula Grün publica a seção Autoteca, analisando publicações dedicadas ou relacionadas ao esporte a motor, como selos, games, filmes e livros. Caso queira ter uma resenha publicada neste espaço, envie seu texto para alex@formulagrun.com.br, sem se esquecer de acrescentar a ficha técnica do material e a imagem para ilustrar o post. A ordem de publicação obedece a critérios editoriais, priorizando a qualidade dos textos e a relevância das obras.

Esta entrada foi escrita emAutoteca e tags , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos requeridos estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Jornalista, 35, blogueiro, carioca, taurino, apaixonado e pseudopiloto de kart.